terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Escolas, escolas adversidades a parte...



Acho que todos temem o novo, o futuro, o que vem pela frente mas por outro lado tem a certeza de que desejam que o dia sempre nasça feliz. Os jovens principalmente pois estão numa fase nova, conturbadora cheia de perspectivas e esperanças e eu que o diga, também estou vivendo essa fase e confesso que não é nada fácil. Mas a vida e o tempo nos ensinam muita coisa, o tempo de escola nos deixam grandes marcas que levamos para o resto de nossas vidas, é a construção de um sujeito próprio individual que aprende dos outros e com os outros.
O que vemos são contextos completamente diferentes em cada espaço, em cada lugar; as escolas por exemplo que parecem ser todas iguais na verdade são o oposto cada uma com suas complexidades com suas dificuldades e entraves para formar cidadãos dignos e capazes de sobreviver no mundo de cão atual.
O documentário "Pro Dia Nascer feliz" por exemplo nos mostra várias cidades de diversas regiões do Brasil como é a vida dos estudantes, os problemas que enfrentam para poder estudar e em alguns casos como alguns nãof azem tanta questão de estar na escola. Em algumas cidades por exemplo jovens pegam condução para ir ao colégio e muitas vezes perdem aula por falta do mesmo, em outra o problema das drogas e rixas entre colegas de classe que disseminam o medo e o receio de voltar as aulas, em outras a falta de comprometimento dos alunos deixa transparecer a oportunidade desperdiçada de garantir um futuro melhor usurfruindo o tempo presente para aprender coisas que mais a frente seriam necessárias para a formação acadêmica.
Em vista disso se faz necessário analizar que concepções de avaliação devem ser adotadas atualmente para atender as necessidades propostas pela modernidade, o mundo sempre muda e com a educação não deve ser diferente, principalmente com as formas de se avaliar o que os jovens aprendem e como aprendem; uma prova escrita não deve ser encarada como a maneira mais eficaz de se avaliar o desenvolvimento intelectual dos alunos, é uma forma muito limitada de analisar o conhecimento adquirido ao longo do aprendizado. Com os avaços da tecnologia surge um cenário polissêmico e assimétrico produzindo novas exigências, novos desejos, novas utopias, novos projetos exigindo assim novos e diversos sujeitos que atuem ativa e criticamente na luminosa e turva teia social. E assim um cenário complexo onde a função e estrutura adminstrativio-pedagógica da escola é questionada e revisada objetivando assim ressiginificar a educação e o papel sócio-político das unidades educativas.
Por fim emos que tudo muda e quem sabe um dia as dificuldades que se tem na vida possam mudar e mudar para melhor objetivando um melhor futuro para aqueles que tentam e se esforçam em não ser apenas mais um na multidão.

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